terça-feira, 23 de abril de 2013

Conheça as áreas de conhecimento do ENEM

A prova do ENEM é dividida em 4 areas.
Sendo elas:

  • Área 1: Matemática e suas tecnologias
  • Área 2: Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Área 3: Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Área 4: Linguagens, códigos e suas tecnologias

Matemática e suas tecnologias
Nesta área, a prova cobra conhecimentos de matemática aplicados no cotidiano. Costuma cair na prova questões  que exigem domínio sobre o sistema internacional de medidas, grandeza em comparação, álgebra, além de interpretação de gráficos e tabelas.

Ciências humanas e suas tecnologias
Nesta área, a prova cobra conhecimento de história, sociologia, geografia e filosofia. Nessa prova aparecem questões sobre evolução da tecnologia, conflitos territoriais, uso de recursos naturais, temas ligados à conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente e do Idoso, entre outros. As questões constumam vir contextualizadas com temas atuais.


Linguagens, códigos e suas tecnologiasNesta área, é cobrado conhecimento de português, literatura, artes, educação física e línguas estrangeira (ingles ou espanhol. Em relação a gramática, interpretação tem um peso maior na prova. Porém o uso de conjunções, é um tipo de conteúdo gramtical frequente. Alem deve aparecer perguntas sobre manifestação cultural, modernismo e novas tecnologias.


Ciências da natureza e suas tecnologiasNesta área, a prova exige conhecimentos de química, física e biologia. Novas formas de energia, índices que retratam a qualidade de vida e perguntas que comparam o consumo de energia dos produtos devem aparecer na prova além de temas sobre preservação ambiental. É a prova mais conteúdista, caindo temas complexos que exigem formulas e o domínio de teoremas. Porém a interpretação pode ajudar bastante na escolha da resposta certa.


Tags:
© 2013 O Guia do ENEM . Todos os direitos reservados.
Powered by Blogger